Experimentos

Experimento: O ar tem peso

Esse é outra questão que pode ser respondida facilmente com um simples experimento feito em casa.

Você vai precisar:

1 régua
2 bexigas
– linha
– fita adesiva

Pegue sua régua e prenda a linha bem no seu centro com a fita adesiva. Por exemplo: se for uma régua de 30cm, prenda na marcação do 15cm. Agora encha uma das bexigas e amarre sua boca para não esvaziar. Usando a linha e a fita adesiva novamente, prenda a bexiga cheia na marcação do 0cm na sua régua e na marcação do 30cm a bexiga vazia. O resultado deve ficar mais ou menos assim:

ar tem peso

O que você acabou de fazer foi uma balança. Nela podemos comparar o peso de duas coisas e é exatamente isso que queremos fazer. Se as duas coisas tem o mesmo peso, quando colocamos a régua na horizontal, ela permanece assim, pois está equilibrada… já que o peso dos dois lados dela são iguais. Mas no nosso caso, veremos que o lado da bexiga cheia acaba inclinando a régua para baixo. Isso quer dizer que ele é mais pesado que a bexiga vazia. Ou seja, o ar tem peso.

(Você pode conferir depois, fazendo o mesmo processo para duas bexigas vazias. A régua ficara equilibrada na horizontal, uma vez que as duas tem o mesmo peso)


4 pentelhos já comentaram!

  1. jheff

    eu quero saber o peso do ar + eu sei ele (o ar) tem peso como na experiencia

    obs:. na experiencia eu achei que era para amarrar a minha boca
    kkkkkkKkkkkk

  2. Quase-Físico

    Boa!!!! UHuhauhahua Por isso que em qualquer lugar que ensine a fazer experimentos tem: “sempre faça os experimentos na presença de um adulto”
    É justamente pra não acontecer esse tipo de coisa… Huhahuahuahuhauhuauha

  3. Anderson Henrique de Oliveira Conceição

    “Agora encha uma das bexigas e amarre sua boca para não esvaziar.”

    Lembrando que é a boca da bexiga!

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Aprenda com Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén