Experimentos

Experimento: O ar ocupa lugar no espaço?

Você já teve essa dúvida e não soube responder? Bem, aqui temos um experimento que vai te ajudar a responder essa pergunta facilmente!

Um jeito de perceber isso, pode ser feito simplesmente enchendo uma bexiga. E ver que ela “cheia” ocupa um volume maior do que “vazia”. Mas vamos tornar isso mais interessante com outro exemplo:

Você vai precisar de:

e-arespaco

1 Pote
1 Folha de papel
1 Panela funda

Pegue a folha de papel e a amasse um pouquinho. Feito isso, coloque a folha de papel dentro do pote… lá no fundo e tenha certeza de que ao virar o pote de cabeça para baixo o papel amassado não caia.
Pegue a panela e complete-a com água. Agora pegue o pote com o papel dentro, vire com a boca para baixo e mergulhe dentro da panela com água, mantendo o pote sempre na vertical. Deixe o pote nesse posição por alguns instantes e depois retire.
Notou algo estranho? O papel não ficou molhado! Pode conferir!

Mas por que?

ar ocupa lugar no espaço

Acontece que a água não consegue entrar dentro do pote por que ele está cheio de ar! Isso mesmo. A primeira vista, você poderia dizer que o pote está só com o papel amassado dentro, mas este também contém ar e ele ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho da pote, como o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.


5 pentelhos já comentaram!

  1. luccas

    legal d ++

  2. italo

    Kra disso eu sabia mas coando eu era um baixinho e agora eu me esqueci geral

  3. desiree

    Achei super interesante

  4. rafaela

    eu achei interesante

  5. LuizaS

    Eu vazia isso quando era pirralhinha, pegava um pote de tempero Ajimoto[?] e ficava afundando até o fundo e depois soltava, fazendo-a pular e espahar água por todo lado. \o/ Eu fui uma criança feliz, agora vejo isso…

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Aprenda com Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén