Mecânica

Unidades de Medida

Antes de começar nossos estudos sobre a Física, precisamos entender bem a noção de medida e por que ela é putamente importante!

Você pode não perceber, mas sempre está usando unidades de medida de todo tipo no seu dia-a-dia. Por exemplo, você vai ao mercado e pede 200 gramas mortadela (hummm…), compra 1 litro de leite, 1 kg de arroz… olha para seu relógio e lembra que você tem que chegar na sua casa em 1 hora… senão perde o começo de Mythbusters no Discovery Channel. Viu? Unidades de medida pra todo lado!

Ainda acha que elas não são úteis? Imagine então, fazer isso tudo que falei, sem usar unidades de medida. Vamos ver como fica:

Você vai ao mercado e pede um naco de mortadela, outro tanto de leite, 5 mãozadas de arroz e lembra que tem que correr pra casa insanamente por que não faz ideia de que horas são e nem de que horas começa o Mythbusters.

Viu? Ficou complicado e afinal, um naco de mortadela seria quanto? Isso pode variar muito!
Antes de você ir ao mercado, sua mãe poderia ter dito:

MENINOOOO, TRÁS UM TANTO DE MORTADELA, DE ARROZ E DE LEITE!!!

Sem usar unidades de medida, como você ia saber se esse “tanto” era pra ser o suficiente só pra você ou pra sua familia toda? E as cinco mãozadas de arroz? Dependendo da mão, pode vir mais ou menos arroz (e sujeira também, se não lavaram a mão) e assim teríamos uma grande fonte de imprecisão.

Perceberam como tudo fica ambíguo sem uma unidade de medida precisa? Essa é a sacada! Elas são quantidades bem conhecidas do mesmo tipo e espécie das que queremos medir. Afinal, não faz o menor sentido medir a distância de sua casa até a escola em graus celsius, faz?

Para nossa sorte, ou não, o mundo todo – menos os EUA, Birmânia e Libéria – utilizam o mesmo sistema de unidades, conhecido como Sistema Internacional de Unidades (ou SI). Antes dessa padronização, que aconteceu por volta do século XVIII, os países utilizavam suas próprias unidades de medida. Geralmente eram baseadas em medidas de partes do corpo, como os pés, polegares (daí vem a polegada), o peso da nádega esquerda do rei e o que mais desse na telha desses malucos…

Unidades de Tempo

Tempo é uma coisa complicada, mas você já tem uma boa ideia do que ele é e sabe que, enquanto está lendo esse texto, ele está passando! ¬¬

O que fazemos é identificar um período ou ciclo de tempo que sabemos ser fixo e invariável e o usamos para comparar com o tempo que medidos em algum outro fenômeno. Conhecer esses ciclos, bem como saber medí-los, foi de extrema importância para o desenvolvimento da ciência.

Para o tempo, é muito comum usarmos segundos, horas, anos… (todos baseados em dimensões e períodos da Terra, mas isso não vem ao caso). Mas tudo depende do tipo de fenômeno que você está interessado em medir. Por exemplo, para medir o tempo que sua torrada com manteiga leva para cair no chão (com a manteiga pra baixo, claro!!!), usaríamos segundos. Por quê? Bem, digamos que por “bom senso”. Se usássemos anos, teríamos um valor parecido com esse: 0,000000061 anos. Não fica legal, né?

Unidades de Massa

A grandeza Massa diz respeito à quantidade de matéria de um corpo. E, novamente, utilizamos uma comparação para medí-la. Temos um objeto, ao qual chamamos de Quilograma Padrão, que é a base de comparação para medirmos a quantidade de massa de um outro corpo qualquer.

Aqui temos que ficar espertos. Muita gente confunde a diferença, safada e traiçoeira, da noção de peso da noção de massa. Lembre-se que peso é a força resultante da atração gravitacional da Terra, ou seja, diz o quão forte a Terra “puxa” esse objeto, já a massa está ligada à quantidade de matéria contida nesse objeto.
Um exemplo, para ajudar a acabar de vez com essa dúvida: Uma pessoa poderia ter peso igual zero, se estivesse longe de qualquer influência gravitacional, e ainda assim sua massa seria a mesma, ou seja, diferente de zero. =D

Unidades de Distância

O metro é nossa unidade de medida padrão para distâncias e foi definido inicialmente, no século XVIII, como uma fração da distância do equador ao polo da Terra (Sim, eles já conseguiam calcular isso naquela época).
Hoje, essa definição foi modificada. Agora, o metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo (Não ajudou muito, né? Mas é só pra definir bonitinho ^^).

De novo temos a questão da escala. Não vamos medir a distância entre duas cidades em metros, para isso, usamos seus múltiplos como o quilômetro (1km = 1000m). E, para o caso de coisas muito pequenas, suas divisões como o centímetro, milímetro e assim por diante.

 

Próximo > Sistemas de Coordenadas

13 pentelhos já comentaram!

  1. Não tem jeito, eu tenho sempre que fazer um comentário. Carecia mesmo conhecer mais sobre isso e você montou uma grande fonte de informações aqui. Você defato me ajudou demais, muito obrigado.

  2. Janaina

    Esse site ajuda bastante, principalmente pra quem tem professores qe sao como soniferos!
    beijs.

  3. Ubira

    Tenho 54 anos só agora aposentado,pude estudar e gostei muito das explicações.
    parabens professor.

  4. AHAHAH, Agora já sei como explicar melhor pra minha vizinha 😀
    ePAISEJpaoiejPOIJ

  5. BEATRIZ

    não sou pentelha , mais o site é muito bom !!!!! tirei 10em geometria !!!!

  6. e legal esse site afinal de contas nao tem o q eu qro

  7. Luzia Sparapani

    Muito interessante sua maneira de exemplificar e relacionar. Parabéns.

  8. Felipe

    SIMPLESMENTE O MELHOR SITE Q EU JA VI!

    Meus Parabens mesmo!

  9. Rodrigo

    @Dot
    Sem palavras para agradecer… como eu disse, andava há tempos querendo essa resposta, graças a você hoje foi um dia muito importante pois o grande mistério foi revelado. Só fiquei chateado com esse Quase-Físico aí em cima, que falou um monte de bobagens tentando esconder a verdade.

    😛

  10. Dot

    @Rodrigo Na verdade, balança é usada como um pêndulo gigante com uma cadeirinha na ponta para distrair crianças.

  11. Quase-Físico

    @Rodrigo A sua mensagem anterior estava aguardando moderação, por isso não aparecia depois que publicou.
    Mas, vamos ao que interessa…as balanças medem massa e não peso. Tá, como você mesmo já disse.. ela usa uma força para fazer a medida, mas como ela sabe que tantos N valem tantos Kg? Por que ela foi calibrada com uma massa de referencia conhecida. Dessa calibração, eles sabem que 1kg nela equivale a uma força x, sendo assim você está comparando massas por tabela. Hehehe dai ela mede massa.

    A gente podia calibrar uma balança na Lua pra dar o mesmo resultado que dá aqui na Terra, mesmo sabendo que lá a força peso é menor que a daqui na Terra.

  12. Rodrigo

    Caro QF,

    Será que poderia me ajudar com a questão sobre unidades de medida que me intriga há anos? Afinal de contas, o que a balança mede, o peso ou a massa? Já ouvi falar que é massa, mas acho que ela mede é a força que o objeto faz sobre sua superficie. Me dê uma luz! 🙂

    PS: Ja escrevi esse comentario antes e ele sumiu… isso é verdade ou eu estou vendo coisas?

  13. João Víctor

    Legal a definição de metro, minha professora não havia falado nela ^^

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Aprenda com Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén