Mecânica

Sistemas de Coordenadas

Outro ponto importante a ser esclarecido antes de começar nossos estudos são os sistemas de coordenadas.

Mas, pra quê, QF?

Para colocar ordem na casa, oras!!! Além de ser capaz de realizar medidas, como vimos anteriormente, precisamos saber onde as coisas estão e fazemos isso de uma forma bem simples, usamos sistemas de coordenadas. Um sistema de coordenadas nos ajuda a saber onde as coisas estão, a que distância estão umas das outras, quão rápido estão se movendo e assim por diante. Vamos ilustrar a importância desse conceito montando nosso próprio sistema de coordenadas.

batataSuponha que, para isso, você tenha a sua disposição apenas uma… batata! Isso, uma batata! E vamos usá-la como unidade de medida para nosso sistema de coordenadas. Fazemos isso colocando a batata no chão e vamos fazendo marcações – distância de uma batata, duas batatas, três batatas e assim vai – depois fazemos outro eixo de coordenadas usando novamente a batata (e depois outro eixo, caso esteja interessa num espaço 3D). Pronto! Olha que bonito:

sistema de coordenadas

 
É, não está muito bom não, né? Mas, por quê? Vocês tem alguma ideia? Uma batata é uma boa unidade de medida? Caso outra pessoa queira montar o mesmo sistema de coordenadas com batatas, ele será equivalente ao seu?
Se você leu o tópico de Unidades de Medidas sabe que não. Além do fato de uma batata ser diferente da outra, ainda temos que a própria batata tem dimensões diferentes dependendo de como você a mede. Isso gera uma grande imprecisão em nosso sistema de coordenadas de batatas. Falar que você está a 56000 batatas de distância de sua namorada ou que seu carro chega a 400 batatas por hora não é nada preciso (além de ser feio pra caramba).

Por isso, seguimos padrões de unidades internacionais que visam facilitar a comunicação e, ao mesmo tempo, torná-las precisas, garantindo que todos os pontos de nossos sistemas de coordenadas sejam igualmente espaçados e equivalentes em qualquer lugar do mundo.

Usando esse padrão, temos o metro como unidade de distância e olha como nosso sistema de coordenadas fica usando-o:

sistema de coordenadas

 
Muito melhor, não? Estar a 10 metros de distância de algo ou 50 metros por segundo agora faz sentido e qualquer pessoa no mundo todo vai saber exatamente do que você está falando!

O sistema de coordenadas que tratamos (e também construimos aqui) é conhecido como “sistema de coordenadas retangulares” ou “cartesiano”. Existem diversos outros tipos de sistemas de coordenadas, mas, para nossas aplicações, esse já está de bom tamanho.

 

Unidades de Medida < Anterior

3 pentelhos já comentaram!

  1. denilson breno fima da cruz

    legal muito bom e um meio muito facil de aprender sistema de coordenadas

  2. natalia

    muito bom, gostaria de ter aprendido assim…a muito tempo atrás

  3. Johnny

    Me senti no google earth, que também apresenta coordenadas.

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Aprenda com Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén